domingo, 29 de janeiro de 2012

Capoeira Regional Mestre Bimba

Manoel dos Reis Machado

Bimba empunhava regras para os praticantes da capoeira regional, sendo elas:

- Não beber, e não fumar. Pois os mesmos alteravam o desempenho e a consciência da capoeira.

- Evitar demonstrações de todas as técnicas, pois a surpresa é a principal arma dessa arte.

- Praticar os fundamentos todos os dias.

- Não dispersar durante as aulas.

- Manter o corpo relaxado e o mais próximo do seu adversário possível, pois dessa forma o capoeira desenvolveria mais.

- Sempre ter boas notas na escola.

As portas de um novo século, o começo de uma nova era estava por vir, já era momento de se esperar o surgimento de novos gênios revolucionários, pessoas que viriam dar um toque de classe e deixar sua marca registrada na historia, fosse na arte, ciência, musica, literatura e também na arte da vadiação, em fim em nossa capoeira. Era 23 de novembro do ano de 1899 (na verdade) ou 1900, resposta essa que a malandragem se encarregou de ocultar, quando Sra. Maria Martina do Bonfim veio a dar a luz a uma “menina” (assim achava ela), foi quando a parteira ao aparar o herdeiro em suas mãos exclamou em tom maior “é menino, olha a Bimba dele ai !!!”, sem mesmo saber que aquele que recebeu seu “nome de guerra” logo ao nascer, se tornaria um dos maiores representantes da cultura Afro-Brasileira de todos os tempos. Acabara de nascer um filho de Xangô, um verdadeiro guerreiro o qual trazia em sua herança genética a Força e Malicia de um exímio “batuqueiro”, luta braba baseada em movimentos de rapa (desequilibrantes) ao qual o Sr. Luiz Candido Machado seu pai era respeitado e considerado campeão nessa modalidade. Acabara de nascer Manoel dos Reis Machado no bairro do Engenho Velho na freguesia de Brotas na cidade de Salvador, Bahia, o mesmo se tornaria conhecido por “Mestre Bimba”, um dos homens mais influentes no meio jovem, popular e estudantil da Bahia e do Brasil, pessoa que viria a derrubar tabus, e levar nossa cultura aos escalões mais altos da sociedade, nascia o criador da Luta Regional Baiana.

Logo bem cedo “Seu Bimba” se envolvera com a Capoeira, sua iniciação foi aos 12 anos, lá pras bandas da Estrada das Boiadas, hoje um dos maiores redutos da cultura Afrodescendente Brasileira, o bairro da Liberdade, na cidade de Salvador-Bahia, aprendeu os primeiros passos com um negro de origem africana de nome Nôzinho Bento, conhecido por Bentinho Capitão da Cia de Navegação Baiana, titulo outorgado aos antigos homens do mar pessoas de notório saber, trabalhadores da zona portuária, do afamado Caís Dourado reduto da malandragem baiana de outrora. Seu Bimba teve em seu aprendizado e aos 18 anos, tendo aprendido os segredos da arte-manha da capoeiragem além de ter vivenciado a malandragem de outrora no seu dia a dia, inúmeras experiências e diversas situações fizeram do Bimba um “Mestre na arte da Malandragem”, muitas dessas experiência ele transmitia a seus discípulos quando passou a lecionar, e tempos depois no decorrer do curso da Luta Regional Baiana que viria a criar. O capoeira da época teria que aprender a ser uma pessoa extremamente intuitiva e habilidosa capaz de reacionar diante das mais distintas formas de perigo, muitos eram capazes de demonstrar seus dotes de habilidade realizando verdadeiras proezas assim como o Mestre Bentinho que era capaz de executar um salto mortal na boca de um caixote de cebolas e cair em pé no mesmo sem quebrá-lo. Situações de bravura, destreza e inteligência eram comuns no meio da capoeiragem da época, e assim foi recebendo seu Bimba os diversos ensinamentos que o consagraram Mestre em meio a comunidade que o rodeava.

O Bimba aprendeu a Capoeiragem da época (hoje denominada Angola) e ensinou a mesma durante muitos anos, aos negro e mulatos das classes populares , assim como as classes mais abastadas as quais ministrava classes particulares nos quintais e varandas de suas residências. Eram seus alunos pessoas como o Desembargador Decio dos Santos Seabra (da família do ex-Governador Seabra) e Dr. Joaquim de Araujo Lima (do jornal Imparcial e Nova Era o qual mais tarde viria a tornar-se Governador do Guaporé) dentre outros foram alunos do Mestre Bimba.

Em 1928 o Mestre Bimba fundiu a capoeiragem que havia aprendido na época, com elementos do Batuque e acrescentou a sua criatividade criando assim uma obra aberta, a qual chamou “Luta Regional Baiana” a 
 “Capoeira Regional”, sua criação ganhou o mundo, e a partir de então a capoeiragem nunca mais foi a mesma. No final da década de 20 Mestre Bimba e sua Turma se apresentaram para o então Deputado Simões Filho, a altura a capoeiragem era tratada como pratica ilegal, após essa exibição o povo toma conhecimento da Capoeira Regional, em 1932 o Mestre funda a primeira academia especializada em Capoeira no bairro do Engenho Velho de Brotas, a época também ensinava em residências na Roça do Lobo, cinco anos depois o Mestre era registrado como “Professor de Educação Fisica pela Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Pública”.

Em 1939 passa a lecionar no quartel do CPOR, e em 1942 instalou sua segunda academia. Na década de 30 recebe um convite para exibir-se no Palácio do Governo a convite do Governador-Interventor Juracy Magalhães, sendo que em 23 de julho de 1953 exibiu-se para o então Presidente Getulio Vargas o qual denominou a capoeira “o esporte genuinamente Brasileiro”. A vida de Mestre Bimba foi cercada de conquistas e vitorias, desafiou lutadores de todas a modalidades para provar o valor da Luta Regional Baiana, junto a seus alunos levou a Capoeira Regional para o Brasil, costumava dizer que tirou a capoeira “debaixo do pé do boi”, se referindo ao tratamento dado a arte-luta e seus praticantes no passado, em 1971 recebe seu primeiro convite para ir Goiânia onde voltaria pouco tempo depois para implantar sua Capoeira Regional, em 5 de fevereiro de 1974 nos deixa Manoel dos Reis Machado, porém seus alunos e família dão continuidade ao seu legado. Entrar para historia como o “Rei da Capoeira” o qual recebe tempos depois o titulo de Doutor Honoris Causa Post-Mortem pela Universidade Federal da Bahia, sua Regional segue viva e se expandiu para todo o mundo , assim como ele imaginava. Salve Mestre Bimba, o criador da Regional!!!

Com a intenção de aprimorar a sua capoeira, Mestre Bimba, que sempre foi angoleiro, incorporou movimentos de algumas artes marciais à sua capoeira regional. E não foi só isso. Ele também elaborou algumas sequências de golpes para que a sua capoeira se tornasse mais efetiva e pudesse combater de frente ou estar à altura de outras artes marciais.
Não é à toa que o primeiro nome que deu à essa nova modalidade de luta era “Luta Regional Baiana”.
Com a sua nova capoeira, Mestre Bimba começou a lançar desafios aos lutadores de todas as artes marciais e ganhou todos.
No total são oito sequências de movimentos. Esses movimentos são considerados essenciais para que se aprenda a verdadeira capoeira regional. Segue então a famosa sequência de Mestre Bimba:


Primeira Sequência

Aluno 1                                           Aluno 2                                              
Meia-Lua de frente                            cocorinha
Meia Lua de frente com armada        cocorinha com negativa
Aú                                                    cabeçada



Segunda Sequência

Aluno 1                                           Aluno 2

Queixada                                        cocorinha
Queixada                                        cocorinha
Cocorinha                                       armada
Benção                                           negativa
Aú                                                 cabeçada


Terceira Sequência

Aluno 1                                          Aluno 2

Martelo                                          banda
Martelo                                          banda
Cocorinha                                      armada
Benção                                          negativa
Aú                                                 cabeçada



Quarta Sequência

Aluno 1                                         Aluno 2

Goldeme                                       bloqueio
Goldeme                                       bloqueio
Arrastão                                       galopante
Aú                                                negativa
                                                    cabeçada


Quinta Sequência

Aluno 1                                        Aluno 2

Giro                                            cabeçada
Joelhada                                      negativa
Negativa                                     cabeçada




Sexta Sequência

Aluno 1                                       Aluno 2

Meia-Lua de Compasso             cocorinha
Cocorinha                                   meia-lua de compasso
Joelhada                                     negativa
Aú                                              cabeçada
Rolê


Sétima Sequência

Aluno 1                                      Aluno 2

Armada                                    cocorinha
Armada                                    cocorinha
Negativa                                   benção
Cabeçada                                 aú
                                                 rolê

Oitava Sequência

Aluno 1                                     Aluno 2

Benção                                      negativa
Aú                                            cabeçada
Rolê

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