quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CANTIGAS DE CAPOEIRA

LADAINHAS

Um canto de Louvação. A ladainha durante a primeira vez que o coro canta. Ele elogia os deuses, os mestres, lugares históricos, as forças da natureza que nos permitem estar aqui, agradecendo o momento místico de deixar o tronco e dando graças a todos os que permitiram chegar lá.
Durante a ladainha os jogadores permanecer ao pé do berimbau, e só iniciam o jogo quando eles acabam e começam o calendário, mas não sem antes pedir permissão para Mestres e os deuses de cada um.
Aqui estão alguns, não todos, mas alguns. A resposta do coro é marcado em negrito.

Iê a capoeira,
Iê a capoeira, ele Camará
Iê Angola
Iê Camará Angola
Iê a malandragem
Eu E a malandragem, camará
Iê Água potável
Água potável, Camará
Iê Água potável
Água potável, Camará
Iê gastos ferro
Iê Ferro passá-la Cámará
Iê Borracha goma
Borracha de goma, Camará
Iê Aruandê
Iê Aruandê ele camará
Iê Aruanda
Iê Aruanda ele camará
Iê aquinderei
Iê aquinderei ele Camará
Campo Iê Batalha
Iê campo Batalha vai Camará
Campo Iê Mandingo
campo Mandingo Iê, camará
Iê Volta do Mundo
Iê Volta do Mundo, camará
Iê  que o mundo dá
Iê que o mundo dá camará
Iê E cabeçeiro
Cabeçeiro IE e Camará
E Iê mandingueiro
Mandingueiro IE e Camará
Iê Farol da Bahia
Iê Farol da Bahia, camará
Gallo cantou Iê
Gallo Iê Cantou-lo Camará
Iê E hora E hora
Iê ê ê hora hora, camará
Iê vai embora
Iê vamos embora vai Camará
Iê Ilha de Maré
Iê Ilha de Maré, camará
Iê joga pra cá
Iê joga pra cá ele camará
Iê joga pra Lá
Iê joga pra Lá Camará
Deus é Maior
Iê Deus é Maior camará
Iê Menino (a) E BOM
Iê Menino (a) E BOM ele camará
Iê pequeno sou eu
Iê pequeno sou eu Camara
Iê Rio de Janeiro
Iê Rio de Janeiro, camará
Iê viva Meu Deus
Iê viva Meu Deus, camará
Iê viva Meu Mestre
Iê viva Meu Mestre, camará
Iê Quem me ensinou
Iê Quem me ensinou Camara
Iê a malandragem
Iê a malandragem Camara
Iê Valha-me Deus
Iê Valha-me Deus Camará

Nenhum comentário:

Postar um comentário