TOQUES DE BERIMBAU
Na
Capoeira Angola
Na Capoeira Angola
existem três tipos de berimbaus: o Gunga (grave), o Médio e o Viola (agudo),
sendo que cada um deles é diferenciado pelo tamanho da cabaça. Junto aos
berimbaus é colocado o pandeiro, o atabaque, o agogô e o reco-reco.
Angola
É o toque para um jogo de dentro lento rasteiro,
praticado com a mão no chão, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra
força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.
São Bento Pequeno
Este toque é
tocado pelo berimbau Médio, acompanhando o ritmo do toque de Angola. È um toque
de berimbau cadenciado e lento. Também conhecido como Angola Invertida.
São Bento Grande de Angola
Esse toque é utilizado no jogo de Angola, é tocado com o
berimbau viola e fazendo repiques. Mas também há grupos de capoeira que usam o
toque São Bento Grande de Angola para jogar “regional” um jogo rápido e de
floreios.
São Bento Grande de Angola seria o mesmo que a
capoeiragem do tempo dos escravos, apenas assim denominada e talvez com algumas
modificações. Angola, como também é conhecida, é um jogo onde predominam
rasteiras e cabeçadas. É um jogo lento e cheio de armadilhas. Geralmente
costuma ser um jogo baixo, com bastantes movimentos próximos ao chão.
São Bento Grande
São Bento Grande
O toque de São Bento Grande corresponde ao toque do
terceiro ritmo. Quando o gunga o toca, o berimbau médio executa o São Bento
Pequeno e a viola toca o São Bento Grande. Nesse momento a luta é enfatizada no
jogo, exigindo velocidade de reflexos.
JOGO DE DENTRO
Este toque
indica a prática do jogo com o mesmo nome. Jogo de Dentro é jogo de malícia,
resistência e muito conhecimento na roda.
TICO-TICO” APANHA
LARANJA NO CHÃO”
Muito usado
pelos capoeiristas e Mestres antigos, este toque usava-se para pegar dinheiro
na roda, ou seja: em determinado momento, alguns espectadores lançavam notas,
no centro da roda, as quais eram reunidas e envoltas em um lenço. Iniciava-se
então um jogo manhoso e de
muita destreza e malicia na busca de pegar o dinheiro com a boca. Hoje em dia
esta prática está em desuso, já que a violência tem prevalecido muitas vezes na
Roda de Capoeira.
Na Capoeira Regional
Iúna
Este toque de
Liberdade de Informação baseado no canto do pássaro Iúna. E um Jogo mais
dentro e contínuo, executando movimentos de "floreio", Neste toque,
aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e
contra-mestres e alguns instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura,
seu mestre autorizar e lhe ceder a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.
Durante uma sua execuções utilizam apenas os Instrumentos.
Cavalaria
Cavalaria é o toque de alerta máximo ao capoeirista. É
usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época
da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor.
Na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a
“cavalaria” para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.
Samango
Toque onde a acústica da barriga é enfatizada. Era
utilizado para mostrar que existia a aproximação de pessoas no local onde
estava sendo executado e acompanhava a velocidade das passadas, aumentando com
a aproximação.
No Brasil, principalmente no nordeste, diz-se do soldado
razo, sem qualquer patente e/ou iniciante na polícia.
Diz-se, ainda, daqueles que são abobalhados, sem malícia
para brincadeiras pesadas e/ou maliciosas.
Santa Maria
Na capoeira, Santa Maria é o toque usado quando o jogador
coloca a navalha no pé ou na mão. Um dos toques mais bonitos do berimbau, o
tocador precisa desenvolver uma escala de notas e retornar ao começo da escala
que da ao ritmo uma característica muito diferente dos demais toques da capoeira,
em especial da capoeira regional.
Banguela
Banguela é o mais lento toque de capoeira regional, É
um jogo lento, solto, floreado usado para acalmar os ânimos dos jogadores
quando o combate aperta. É um jogo cadenciado.
Amazonas
Amazonas é o toque festivo usado para saudar mestres
visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e
encontros.
IDALINA
Neste toque não há um
tipo característico de jogo claramente definido, Toque para jogo de navalha. Sendo que, às vezes prevalece
na "performance" dos jogadores uma certa teatralidade que remete à
conquista amorosa.
Regional de Bimba
Regional de Bimba é um estilo da Capoeira voltada para o
combate.
Criada pelo Mestre “Bimba”, dividiu a capoeira em dois
estilos, sendo a outra a Capoeira de Angola, que até então era chamado de
brincadeira dos angolas.
O que caracteriza a capoeira regional de Bimba são as
suas seqüências de ensino de ataque, defesa e contra-ataque, com movimentos
mais objetivos e eficientes, sem muitos floreios rasteiros, consiste em saltos
e golpes aéreos.
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