terça-feira, 28 de outubro de 2014

TOQUES DE BERIMBAU

TOQUES DE BERIMBAU

Na Capoeira Angola

Na Capoeira Angola existem três tipos de berimbaus: o Gunga (grave), o Médio e o Viola (agudo), sendo que cada um deles é diferenciado pelo tamanho da cabaça. Junto aos berimbaus é colocado o pandeiro, o atabaque, o agogô e o reco-reco.

Angola

É o toque para um jogo de dentro lento rasteiro, praticado com a mão no chão, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.

São Bento Pequeno

 Este toque é tocado pelo berimbau Médio, acompanhando o ritmo do toque de Angola. È um toque de berimbau cadenciado e lento. Também conhecido como Angola Invertida.

São Bento Grande de Angola

Esse toque é utilizado no jogo de Angola, é tocado com o berimbau viola e fazendo repiques. Mas também há grupos de capoeira que usam o toque São Bento Grande de Angola para jogar “regional” um jogo rápido e de floreios.
São Bento Grande de Angola seria o mesmo que a capoeiragem do tempo dos escravos, apenas assim denominada e talvez com algumas modificações. Angola, como também é conhecida, é um jogo onde predominam rasteiras e cabeçadas. É um jogo lento e cheio de armadilhas. Geralmente costuma ser um jogo baixo, com bastantes movimentos próximos ao chão.
São Bento Grande
O toque de São Bento Grande corresponde ao toque do terceiro ritmo. Quando o gunga o toca, o berimbau médio executa o São Bento Pequeno e a viola toca o São Bento Grande. Nesse momento a luta é enfatizada no jogo, exigindo velocidade de reflexos.

JOGO DE DENTRO

Este toque indica a prática do jogo com o mesmo nome. Jogo de Dentro é jogo de malícia, resistência e muito conhecimento na roda.

TICO-TICO” APANHA LARANJA NO CHÃO”

 Muito usado pelos capoeiristas e Mestres antigos, este toque usava-se para pegar dinheiro na roda, ou seja: em determinado momento, alguns espectadores lançavam notas, no centro da roda, as quais eram reunidas e envoltas em um lenço. Iniciava-se então um jogo manhoso e de muita destreza e malicia na busca de pegar o dinheiro com a boca. Hoje em dia esta prática está em desuso, já que a violência tem prevalecido muitas vezes na Roda de Capoeira.

Na Capoeira Regional

Na Capoeira Regional possui apenas um berimbau e dois pandeiros, e como ladainhas geralmente são curtas, mais ou menos de um tamanho de uma quadra. E os sete toques criados pelo Mestre Bimba que vão variando os jogos.

Iúna 

 Este toque de Liberdade de Informação baseado no canto do pássaro Iúna. E um Jogo mais dentro e contínuo, executando movimentos de "floreio", Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e alguns instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ceder a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto. Durante uma sua execuções utilizam apenas os Instrumentos.

Cavalaria

Cavalaria é o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor. Na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a “cavalaria” para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.

Samango

Toque onde a acústica da barriga é enfatizada. Era utilizado para mostrar que existia a aproximação de pessoas no local onde estava sendo executado e acompanhava a velocidade das passadas, aumentando com a aproximação.
No Brasil, principalmente no nordeste, diz-se do soldado razo, sem qualquer patente e/ou iniciante na polícia.
Diz-se, ainda, daqueles que são abobalhados, sem malícia para brincadeiras pesadas e/ou maliciosas.

Santa Maria

Na capoeira, Santa Maria é o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Um dos toques mais bonitos do berimbau, o tocador precisa desenvolver uma escala de notas e retornar ao começo da escala que da ao ritmo uma característica muito diferente dos demais toques da capoeira, em especial da capoeira regional.

Banguela

Banguela é o mais lento toque de capoeira regional, É um jogo lento, solto, floreado usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta. É um jogo cadenciado.

Amazonas

Amazonas é o toque festivo usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.

IDALINA

Neste toque não há um tipo característico de jogo claramente definido, Toque para jogo de navalha. Sendo que, às vezes prevalece na "performance" dos jogadores uma certa teatralidade que remete à conquista amorosa.

Regional de Bimba

Regional de Bimba é um estilo da Capoeira voltada para o combate.
Criada pelo Mestre “Bimba”, dividiu a capoeira em dois estilos, sendo a outra a Capoeira de Angola, que até então era chamado de brincadeira dos angolas.

O que caracteriza a capoeira regional de Bimba são as suas seqüências de ensino de ataque, defesa e contra-ataque, com movimentos mais objetivos e eficientes, sem muitos floreios rasteiros, consiste em saltos e golpes aéreos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário